quarta-feira, 28 de julho de 2010

Winnicott e os Processos criativos

No Atelier Rink...
Processos criativos se constituem em:

um lugar e um tempo
&

em uma experiência cultural

que inclui:
tecnologia e imaginação social.

(Winnicott, 1975)

Atelier Rink: trabalhos compartilhados em grupo...


Julgamos que os trabalhos compartilhados em grupo podem contribuir para a mobilização do processo criador de outros alunos, professores e para a criação de novos sentidos.

Estes processos de produção artística também são vistos como produtores de narrativas identitárias, (auto)biográficas e imaginativas; produtores também de subjetividade e cultura.
Atelier Rink

Comunicação Oral na IV Mostra de Práticas em Psicologia

Processos criativos e imaginação grupal

Tema: Educação
Autor Responsável por apresentar o Trabalho: ANITA RINK
Autor(es)
adicionais: MARSYL BULKOOL METTRAU - UNIVERSO
Financiador: -
Resumo:
Pretendemos verificar a imaginação grupal e sentimentos registrados pelos alunos do Atelier Rink em sua produção artística. Ao criarem desenhos e pinturas os alunos compartilham com os colegas presentes, internautas, amigos, pesquisadores e professores suas ideias e imaginação. A expressão pictórica dos alunos será vista por todos os companheiros, em uma tentativa de dar voz a imagem, possibilitando uma polifonia a partir da obra (Bakhtin, citado por Brait, 2009). Para se produzir arte é importante o aprendizado de diversas técnicas, da influência da imaginação coletiva, contexto social e histórico e da criatividade do aluno (De Mais, 2002). Fazer arte também engloba afeto, intuição, experiência pessoal e coletiva e uma capacidade de expressar plasticamente a síntese desta multiplicidade que perpassa este aluno. Os processos criativos se constituem em um lugar e tempo e em uma experiência-cultural, incluindo a tecnologia e a imaginação social (Winnicott, 1975). Julgamos que os trabalhos compartilhados em grupo podem contribuir para a mobilização do processo criador de outros alunos, professores e para a criação de novos sentidos. Estes processos de produção artística também serão vistos como produtores de narrativas identitárias, (auto)biográficas e imaginativas; produtores também de subjetividade. Nosso objetivo é colocar em evidência a palavra, o pensamento e as interpretações realizadas pelos sujeitos pesquisados. Acreditamos na construção de novos diálogos, diferentes formas de pensar, perceber, sentir e atuar que caracterizam os sujeitos imersos em processos criativos e coletivos. O material do campo de pesquisa será coletado no lugar do ensino e da aprendizagem de desenho e na construção da palavra-imagem e imagem-palavra. Apoiando-se em alguns conceitos de Vygotsky. Serão diálogos entre pesquisador, professor e alunos. Esta pesquisa encontra-se em andamento e os resultados virão já em próxima produção apresentada.